14 ago 2015

DICA DE LEITURA: BRANDING PARA EMPREENDEDORES

No Comments Administração e Gestão, Empreendedorismo, Inteligência Competetitiva, Marketing, Mercado, Nem Todo Empreendedor Nasce Sabendo, Proposta de Valor

Conheça algumas ferramentas práticas para criar sua marca e potencializar o sucesso do seu negócio    

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Sempre digo que empreender não é panacéia, mas sim uma atividade complicada e de alto risco. No Brasil, estes riscos são ainda maiores. Por aqui, é fácil se perder nos processos burocráticos necessários para abrir e manter um negócio e deixar de lado um aspecto essencial para a conquista de clientes e consumidores: a criação da marca.

Uma marca forte ajuda o empreendedor a se fazer presente no mercado, a mostrar que ele oferece algo único e valioso, e a criar um vínculo duradouro com seus consumidores. É uma das tarefas mais estratégicas que um empresário deve fazer. No entanto, não é uma tarefa simples. Ela demanda cuidado e foco.

lounge-empreendedor-branding-para-empreendedoresAlguns empreendedores conseguem criar suas marcas de maneira intuitiva, mas a grande maioria precisa de algumas orientações para que consiga extrair todo o potencial de seus negócios na criação da marca. O livro “Branding para Empreendedores” lançado recentemente pela editora M. Books é um pequeno manual para você errar menos quando o assunto é criar, posicionar e estabelecer uma identidade de marca que potencialize seus resultados.

Em meio a teorias essenciais, exemplos e práticas sobre o branding formam um passo a passo essencial e descomplicado – incluindo alguns templates (modelos/quadros que devem ser preenchidos conforme cada caso) – para que você possa ter uma base sólida para construir (ou reposicionar) sua marca no mercado e crescer.

O autor Marcos Bedendo enfatiza a importância das marcas no contexto mercadológico e como elas são estratégicas para o sucesso – tanto no momento inicial de pensar e estruturar um novo empreendimento como em um reposicionamento.

Vale destacar que em momento algum o livro substitui a necessidade de um profissional de marketing, mas sim abrir seus olhos para investir nessa área e construir, reavaliar ou mesmo acompanhar o processo de desenvolvimento do produto, da comunicação e todos os pontos de contato que a empresa terá com o consumidor.

Trouxemos para o Lounge Empreendedor algumas dicas que estão contidas com maior profundidade no livro:

  1. Acredite no seu potencial. Muitas vezes, depois que o negócio começa a sair do papel, ficamos presos aos problemas e dificuldades operacionais e esquecemos da ideia original que nos fez empreender. Isso é muito perigoso e leva ao desenvolvimento de marcas sem paixão, que pouco excitam os consumidores. Se quiser ter sucesso, acredite no seu potencial e crie maneiras de deixar isso claro para os consumidores.
  2. Seja ousado ao escolher o diferencial do seu negócio. Todo novo negócio deve conquistar consumidores que hoje estão sendo servidos por outros concorrentes. Por isso, é necessário mostrar claramente porque o seu negócio é diferente dos outros, e porque os consumidores devem trocar a opção atual por você. Escolha um benefício que mostre claramente o quanto melhor o seu negócio é e faça disso o seu diferencial – a razão pela qual as pessoas irão comprar de você, e não de seus concorrentes. E seja ousado! A ousadia é uma prerrogativa que as marcas novas podem usar melhor do que as já estabelecidas.
  3. Comunique o que a marca é para os seus colaboradores. Não basta apenas o empreendedor saber o que quer para sua marca. É preciso que ele consiga transmitir o que a marca é para os seus colaboradores, para que eles também possam se tornar porta-vozes. Criar marcas é um esforço conjunto de todos dentro de uma empresa, especialmente aquelas que estão iniciando. E se seus colaboradores não estiverem ao seu lado nesta empreitada, eles estarão contra você.
  4. Não perca chance de divulgar sua marca. Qualquer momento de contato entre a sua marca e potenciais consumidores deve ser aproveitado para passar a imagem da marca, e o diferencial de negócios. Como empreendimentos novos possuem normalmente verbas muito restritas, cada momento deve ser aproveitado ao máximo para criar um encantamento do consumidor ou cliente. Isso vale para materiais de comunicação, como sites de internet, páginas em redes sociais, panfletos e anúncios, mas também vale para as instalações físicas, que devem transparecer a identidade da marca, e também para os colaboradores, que devem ter atitudes e discursos alinhados com os objetivos da marca.
  5. Tenha perseverança: Criar marcas é uma atividade de longo prazo. As coisas não acontecem da noite para o dia. Há de se escolher um caminho, acreditar nele e investir tempo e recursos para persegui-lo. Fuja de atalhos que parecem ser caminhos fáceis para a construção de marcas – eles não existem. Não caia na tentação de embarcar na “nova onda do momento”, abandonando sua estratégia inicial. A marca demora para romper a barreira do desconhecimento, necessita de investimentos constantes e de consistência de ações e comunicação. Não se desespere e mantenha-se perseverante.

Seguir estas dicas, ou quaisquer outras, não significa que você terá automaticamente sucesso na criação da sua marca. A adoção de uma marca pelos consumidores sempre tem algo de incontrolável. Mas quanto mais você estudar o seu próprio negócio, maior a possibilidade de você conseguir mostrar para as pessoas o que a sua marca significa. Por isso o livro vai valer à pena.

A linguagem é bem fácil e fluída, quando vê você já devorou o livro todo. Para o empreendedor que está começando, para startups, estudantes ou profissionais de marketing que desejam ter um primeiro contato com o Branding numa linguagem simples e didática, o livro é um bom começo para um longo trabalho que não pode ser interrompido.

Afinal, marca é um ativo estratégico vital para qualquer empresa e fundamental para ajudar empreendedores na difícil missão de gerar empregos e crescimento para o nosso país.

SOBRE O AUTOR DO LIVRO:

MARCOS BEDENDO é um especialista em marcas, tanto do ponto de vista acadêmico como profissional. Por mais de dez anos foi gestor de marcas e marketing em empresas como Whirlpool, Unilever e Bauducco. Possui mestrado em Estratégias de Marketing pela FGV-EAESP, onde estudou a maneira como os discursos de marcas são construídos. É professor de marketing e branding, lecionando em instituições como ESPM, Insper, FIA e FAAP. Realiza também cursos livres na Casa do Saber e possui o blog 'Branding, consumo e negócios' na Exame.com. É sócio-consultor da Brandwagon, consultoria especializada em branding e inovação. 

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