02 jul 2015

RENOVE SUAS BATERIAS

No Comments Ambiente de Trabalho, Carreira, Coaching, Comportamento, Inteligência Emocional, Motivação, Relações de Trabalho, Viva Positivamente

Sabe aquele momento em que você sente a motivação ir embora? Qual é sua reação? 

lounge-empreendedor-renove-sua-bateria

Quando você sente que algo não está exatamente do jeito que você planejou ou quando sente toda sua energia indo embora, você é do tipo que muda o foco para outro projeto, ou tenta se manter ligado ao anterior? Não importa a causa da desmotivação, os efeitos colaterais são tangíveis: menor produtividade, humor deprimido e frustração geral são apenas alguns exemplos.

Acredite ou não, você não é a primeira pessoa que tem lutado com problemas de motivação. E felizmente para você, muitos têm escrito sobre isso. Eu mesma me inclino sobre conselhos de várias pessoas para me inspirar nesses momentos e quase todos falam sobre manter o pensamento positivo e recuperar o foco. Pode parecer senso comum e até soar um pouco brega, mas a mensagem subjacente é grande: não importa o quanto se ganha ou o quanto se perde, você sempre pode voltar e alcançar seu objetivo.

Quando tudo parece falhar e uma muralha parece se erguer pelo caminho, é hora de desligar o computador, esquecer o celular e fazer uma pausa criativa. Às vezes, sua mente precisa descansar e relaxar para que você possa voltar com a sensação renovada e enfrentar suas tarefas.

Não se trata apenas de estar empolgado, mas de saber como manter-se motivado até o final de cada dia e de gostar das situações que vive. Você já deve ter ouvido a frase: “Mais importante do que fazer aquilo que se gosta é gostar daquilo que se faz”. Nós passamos a maior parte do tempo trabalhando, e é muito justo que tenhamos prazer naquilo que estamos fazendo, certo?

Acontece que boa parte das pessoas precisa trabalhar para pagar as contas e ter uma vida que funcione, e acaba caindo na armadilha de que precisa fazer qualquer coisa para isso. Se você está vivendo esse dilema, recomendo que procure urgentemente alguma coisa que você goste de fazer, mesmo que seja em sua atual ocupação, e coloque todo seu foco nisso. Martin Luther King Jr. dizia que se você é um varredor de ruas, deve querer ser o melhor varredor de ruas do mundo.

Esse entendimento ajuda a manter nossa energia elevada e amplia o significado daquilo que fazemos bem como nossa autonomia e autoconfiança, fatores essenciais à motivação. Mas isso não significa que você sempre poderá fazer o que quiser, mas sim que pode escolher como fazer as coisas. Afinal, sempre poderemos usar nossa liberdade para criar as coisas de maneira diferente. Fugir do convencional e dos padrões ajuda a nos tornarmos mais criativos e felizes.

Por fim, não se esqueça de sua saúde física: já tentou fazer alguma coisa com excelência e entusiasmo depois de uma noite de insônia? É terrível. Você não consegue fazer nada, e por mais que você goste daquilo que faz, não tem jeito; vai ficar devendo, e pior, achando que não gosta mais do que está fazendo. Durma bem, coma alimentos leves e verá sua energia aumentar, e com ela sua motivação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts