24 jun 2015

FRANQUIA OU NEGÓCIO PRÓPRIO?

No Comments Abertura de Empresa, Administração e Gestão, Empreendedorismo, Mercado, Modelo de Negócio, Nem Todo Empreendedor Nasce Sabendo, Oportunidade de Negócio, Planejamento

Entenda as principais diferenças entre uma franquia ou marca própria e escolha aquela que mais se encaixa no seu perfil.

lounge-empreendedor-franquia-ou-negócio-proprio

Muitas pessoas querem ser donas do próprio negócio. Não ter que encarar um chefe chato, colegas que querem lhe derrubar ou mesmo ter que enfrentar o transporte abarrotado na hora de ir para o trabalho e voltar para o lar são algumas questões que fazem as pessoas pensarem em trabalhar por conta própria e serem seus próprios chefes.

Mas, afinal quais são os principais caminhos para realizar esse sonho? Se você é um empreendedor e tem ideias criativas pense em uma startup isso lhe trará bons frutos. Tecnologia está em alta. Criação de aplicativos, jogos, prestação de serviços, são inúmeros modelos e ideias para se inspirar e criar.

Agora se você quer algo que já tenha nome no mercado, uma franquia seria perfeita, pois você teria uma relativa certeza de que o modelo, algumas vezes bem conhecido, terá lucro. Você pode optar por franquias de marketing digital, alimentícia, estética, vestuário, saúde… São são vários modelos para escolher, de acordo com suas preferências e condições.

As diferenças entre as duas são grandes. Começando pelo investimento que será desprendido. Cada uma tem sua peculiaridade, vamos conhecer?

Negócio próprio

Quando o negócio é próprio você tem a possibilidade de continuar sendo assalariado e no seu tempo livre ir acertando a ideia, fazendo com que a sua empresa ganhe corpo até que seu negócio saia do papel e se torne conhecido. Para isso, além de investir tempo e dinheiro é necessário um pouco de publicidade.

Não basta só sua família conhecer seu produto, é necessário que o mundo também o conheça. Por isso quando pensar em criar algo, não pense só em ganhar dinheiro. Claro que isso é importante, pois você precisa viver.

Contudo pense em algo que leve alguma utilidade para as pessoas, que faça por elas aquilo que elas próprias não conseguem produzir ou fazer. Melhor ainda, se ninguém mais além de você puder lhes entregar esse valor. Você pode pegar como exemplo alguns empreendedores que tiveram uma ideia interessante. Veja o caso do Encontre um Nerd e do Legenda Sonora que na Campus Party de 2015 tiveram a oportunidade de contar a sua história pelo canal da Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

O Encontre um Nerd é uma empresa de prestação de serviços que você contrata um especialista em computador para fazer desde o mais básico até o serviço mais complicado, seja na detecção e eliminação de vírus, seja para fazer o programa funcionar no seu micro.

Já o Legenda Sonora ele cria uma descrição para o que está acontecendo no vídeo. Imagine um deficiente visual que não pode perceber o que está acontecendo no vídeo, essa empresa descreve cada ação como por exemplo, imagine um filme mudo onde o Chaplin está na linha de produção e começa a acontecer várias coisas. Você está lá, vendo… percebendo cada nuance.

Quem não tem essa possibilidade pode escutar o que está acontecendo e imaginar. Essas são duas empresas que pensando no bem maior estão lucrando e ajudando os outros.

Franquias

Já com as franquias, o processo é um pouco diferente. Aqui você precisa decidir o que vai querer trabalhar. Seja no ramo alimentício, seja no ramo dos pets ou seja lá qual for sua opção, cada franquia tem um esquema. Por isso é necessário pesquisar, decidir e colocar a mão na massa, pois mesmo sendo uma marca consolidada no mercado, nada garante que você terá sucesso se não trabalhar duro para que isso aconteça.

Franquia não é sinônimo de sucesso e sim de trabalho tanto para você quando para o franqueador, pois a marca é dele e você precisa fazer com que ela seja ainda bem vista pelo consumidor.

Escolher não é fácil, porém ao se pesquisar você precisa ir até outros franqueados e perguntar sobre o negócio, esgote todas suas dúvidas, algumas franquias possuem consultores para lhe auxiliar quando necessário. 

Só não desista de empreender se você acredita realmente que esse é o seu caminho! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts