06 set 2014

A TAL PERSISTÊNCIA

No Comments Carreira, Coaching, Competências, Comportamento, Comportamento Empreendedor, Inteligência Emocional, Relações Humanas, Resiliência, Viva Positivamente

Ser persistente é uma habilidade que nos ajuda a atingir um objetivo e pode até ser um meio para convivermos junto a pessoas orgulhosas ou difíceis de lidar. 

lounge-empreendedor-a-tal-persistencia

Se talento é 1% inspiração e 99% transpiração, como diria o inventor Thomas Edison, posso dizer que sucesso é 1% talento e 99% perseverança. Sim, porque não conseguimos concluir nada na vida se não houver determinação e persistência.

Dá trabalho planejar, realizar e conquistar, dá trabalho trilhar uma carreira, construir um nome, uma empresa e até uma família. Tudo na vida exige dedicação. Temos mais momentos difíceis do que desejamos, isso é verdade, mas também é verdade que saímos deles mais fortalecidos e experientes.

A vida é assim, cheia de desafios e só vence quem os enfrenta, quem tem coragem e a tal da persistência para continuar lutando, aprendendo e evoluindo. E quando digo vencer, não estou falando de ficar milionário ou ter várias propriedades ou um estilo de vida luxuoso. Vencer no sentido de se realizar, de se sentir feliz com o que se conquistou, satisfeito por ter encarado as lutas e vencido várias delas, sim, porque perdermos algumas ao longo da vida.

Mas o que importa é se sentir pleno, útil e realizado na sua caminhada. Seja você um estudante, uma dona de casa ou um profissional. Todos podem atingir metas e chegar aonde se propuseram. Mas, para isso, tem de haver persistência, ou seja, os "3Fs" (força, foco, fé), não importa se o objetivo é pequeno ou grande. O talento, a inteligência e a criatividade ajudam, mas se todos eles não forem movidos pela perseverança, o tempo será perdido.

Ela é o motor  que nos move, que nos dá coragem para prosseguir, ainda mais quando surgem obstáculos. Desistir às vezes é necessário, mas quem abandona tudo o tempo todo não vai a lugar algum. Vive-se no limbo dos sonhos, cercado pela frustração e pelo desânimo.

Muitas pessoas reclamam pelos cantos que as coisas não dão certo, que não são felizes no que fazem, mas não percebem que perderam oportunidades, talvez por medo de se aventurar e não dar certo, talvez por não terem percebido a porta aberta. Na vida não existem certezas, o que se pode fazer é se preparar para aquilo que se quer fazer, se aprimorar e nunca se fechar para novas experiências.

Sim, porque a vida muda a cada segundo e ser flexível às mudanças é outra vantagem competitiva, não só no mercado de trabalho, mas no dia a dia. O mundo está em mutação e temos de acompanhar o seu dinamismo e haja perseverança para isso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts