17 mai 2014

NÃO DESTRUA SUA FELICIDADE

No Comments Coaching, Comportamento, Confiança, Cotidiano, Desenvolvimento Humano, Equilíbrio, Escolhas, Motivação, Viva Positivamente

E aí, o que você pode fazer hoje para deixar de destruir a sua felicidade e aproveitar mais a sua vida?

lounge-empreendedor-nao-destrua-sua-felicidade

“Como posso ser feliz?” Esta é uma das perguntas que mais invade meus atendimentos de coaching e no fundo, talvez seja a pergunta que mais nos acompanha ao longo da vida. Em tempos de amargura, quando o infortúnio bate à porta e as coisas parecem nunca mais tomar um rumo que nos beneficie, lá vem ela: “Como posso ser feliz?”

A palavra grega hedonê significa “prazer” e dela provém o termo hedonismo que defende a boa vida pela experiência de maximização do prazer e minimização da dor como caminho para a felicidade. Para os hedonistas, felicidade é um sentimento relacionado aos momentos prazerosos associados aos nossos cinco sentidos e às experiências positivas que eles nos proporcionam, como por exemplo, o calor do sol, um toque de carinho, o sabor doce ou o cheiro do mato.

Numa perspectiva diferente, Aristóteles afirmava que a felicidade provem dos sentimentos que ocorrem quando nos movemos em direção à autorrealização para o desenvolvimento do nosso potencial que nos confere propósito de vida.

Seja qual for o caminho da sua felicidade, é importante que não se afaste das boas sensações que seu corpo pode lhe proporcionar, assim como de seus objetivos e propósitos de vida. Por isso, reflita sobre suas escolhas e afaste-se de pensamentos e atitudes que podem contribuir para o seu mal-estar.

Evite antecipar os problemas do futuro. Essa é uma receita certa para o desânimo e aumenta drasticamente as chances de desistir dos seus sonhos e sofrer por antecipação. Em vez de se concentrar em uma perspectiva catastrófica de futuro, olhe para aquilo que já conseguiu e aprendeu para que possa se organizar face aquilo que pretende melhorar ou atingir.

Suportar-se demais nos outros por medo de caminhar sozinho também é uma séria armadilha. Ainda que possa necessitar de ajuda para algumas coisas ou em alguma fase da sua vida, não confunda isso com negação das suas capacidades para atingir o que pretende.

Traçar objetivos e se propor a novos desafios que possam gerar bem-estar em longo prazo são práticas saudáveis, mas é contraproducente colocar a totalidade da sua satisfação de vida na obtenção de um determinado resultado. Por exemplo, afirmar que “só vou ser feliz quando tiver o corpo perfeito” coloca um filtro muito complicado à felicidade, pois é muito provável que você vá se sentir miserável enquanto seu corpo não cumpre os padrões pretendidos.

Talvez, você também acredite que ser feliz é ter o melhor currículo, ganhar mais dinheiro, ou ter a esposa mais linda. No entanto, muitas das pessoas que não possuem isso também são felizes. Obviamente que suas conquistas, conforto e bens materiais podem contribuir para seu bem-estar e promover o sentimento de felicidade, mas resumi-la a isso é praticamente destruí-la.

A felicidade é algo interno construído na relação que estabelecemos conosco, com os outros e com o mundo e no equilíbrio entre o que desejamos e aquilo que obtemos. Algumas pessoas podem não gostar, mas, pare de tentar agradar Gregos e Troianos. Cuidar de si já um passo bem importante nos caminhos da felicidade. Defina seus valores, identifique as pessoas realmente relevantes em sua vida e aproveite para aprender e se desenvolver sempre mais.

Não focalize demais sua atenção nos que erros que já cometeu. Ter praticado algum mau comportamento não faz de você necessariamente uma má pessoa. Somos muito mais do que rótulos do passado; por isso, não assuma o epicentro de toda a culpa do mundo e seja realista com o seu passado.

Pondere sobre o seguinte: tudo o que experimentamos hoje é o resultado do que aconteceu ontem, na semana passada, no mês passado, etc. No entanto, podemos igualmente considerar que o futuro é o resultado do que fazemos hoje. Portanto, seja grato ao passado e construa o futuro que quiser.

Apenas não demore muito… Assim, logo, a felicidade baterá à sua porta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts