19 abr 2014

PREPARE SUA PÁSCOA

No Comments Coaching, Desenvolvimento Humano, Escolhas, Inteligência Emocional, Páscoa, Religião

Vista-se de fé e coragem para ampliar sua consciência e despir-se de velhos hábitos que não fazem mais sentido. 

lounge-empreendedor-prepare-sua-pascoa  

Páscoa é muito mais do que chocolate, festa ou um simples feriado. Independente da sua religião, esse é um momento propício à reflexão, renovação e ao recomeço.

Aproveitando essa energia, que tal fazer uma faxina interna e remover tudo aquilo que gera desconforto em sua vida?  É mais ou menos como arrumar a casa: você tira tudo do lugar, seleciona o que deve ou não voltar, arruma, limpa e aos poucos vai retornando apenas aquilo que tem algum valor.

A pergunta crucial para começar essa faxina não é “se” você vai mudar, mas sim “como” vai mudar. Como remover aquilo que incomoda e conquistar mudanças de forma intencional e de acordo com os nossos objetivos?

Definitivamente, a forma mais eficaz é usando a consciência. Tomando a consciência como autoridade máxima, assumimos o controle das nossas vidas e podemos usar a incrível capacidade humana de adaptação a nosso favor. Para isso, observe a si mesmo. Busque entender seus padrões comportamentais e de raciocínio; avalie a forma como expressa suas emoções, e porque as expressa; tome ciência de suas experiências internas e então, por ação consciente construa respostas  que sirvam aos seus propósitos.

É claro que no dia a dia existem determinadas situações em que facilmente perdemos o controle. Talvez por influência das emoções que dominam nossos sentidos ou dos pensamentos que aparecem em nossa mente, simplesmente reagimos às situações da vida, ao invés de, conscientemente elaborarmos uma resposta que seja assertiva e nos convenha. Esse “simples reagir” é o que normalmente nos custará a angústia e uma certa frustração posterior. É esse tal desconforto que precisamos remover para seguir adiante com disposição e energia.

Para se tornar mais consciente e conhecedor das suas formas de sentir, pensar e agir, construa um olhar realista e honesto sobre si mesmo. É pouco construtivo sermos antipáticos, hostis, desagradáveis, agressivos, negativistas ou raivosos, porque nossas vidas não vão bem. Ou, eventualmente enveredarmos por maus hábitos. Este tipo de comportamento não vai nos ajudar.

Precisamos perguntar: “Como vão as coisas verdadeiramente?” Ao fazer isso, praticamos a autoconsciência construtiva. Analisando as situações, explorando e eventualmente conversando com outras pessoas, tornamo-nos conscientes de quem somos e do que fazemos. Quando algo não estiver funcionando, essa consciência promoverá uma maior disposição à mudança e nos colocará em terreno fértil para deixarmos de ser reativos e escolhermos que curso será melhor tomarmos para sermos bem sucedidos, progredirmos e sermos felizes.

Construindo um padrão mental positivo, você irá perceber que as coisas podem ser melhores, descobrirá novas formas de lidar com o stress e as tensões facilitando sua adaptação funcional à vida. Com a autoconsciência aumentada, você vai ser uma pessoa mais feliz, mais saudável, e todos ao seu redor serão beneficiados.

Que tal aproveitar a Páscoa e fazer sua própria renovação interior? Desejo que encontre força e energia positiva para o efetivo recomeço em tudo aquilo que não está de acordo em sua vida e se precisar de ajuda, estou por aqui. O coaching pode ajudar bastante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts