13 abr 2014

IDENTIFIQUE OS SEUS VALORES PESSOAIS

1 Comment Carreira, Coaching, Comportamento, Comportamento Empreendedor, Escolhas, Inteligência Emocional, Qualidade de Vida, Viva Positivamente

Aproveite o domingo para refletir sobre si mesmo fazendo a seguinte pergunta: Afinal, o que é importante para mim?

lounge-empreendedor-identifique-os-seus-valores-pessoais

No papo de ontem, falamos bastante sobre a importância da identificação de nossos valores pessoais para a conquista de resultados positivos. Temas assim costumam ser super legais, pois levam as pessoas a refletir e geram muita interação. Curti demais!

Justamente por isso, decidi continuar nossa conversar e trazer para o Lounge Empreendedor uma tabela que representa algumas das principais questões dos seres humanos, de forma esquemática.

Calma! É claro que não pretendo reduzir ou explicar toda a complexidade do ser humano em uma simples tabela, mas através dela podemos entender  mais facilmente um ponto de vista que pode ser útil para o exercício de definição de valores pessoais.

HIERARQUIA VERBO CARACTERÍSTICA
O que você é SER Valores, crenças, princípios intrínsecos, estado de consciência, ética.
Os seus papéis ESTAR Papéis, hábitos, ideias, desejos.
As suas ações FAZER Atividades – família, trabalho, lazer, estudo, sustento, obrigações sociais.
Os seus resultados TER Posses, posição social, posição no trabalho, bens, relacionamentos, prestígio.

E como a vida é feita de escolhas, cada escolha tem também sua consequência:Cada um de nós atua, preferencialmente, em algum nível desta hierarquia. A minha qualidade de vida pessoal é determinada pela maneira como me organizo dentro dessa hierarquia mostrada na tabela acima. E a sua também! Tem gente que prefere ser, outros preferem fazer, uns cuidam do estar e outros preocupam-se com o ter.

Ação preferencial CONSEQUÊNCIA
TER A vida se enche de insegurança e medo na tentativa de proteger as aquisições, os bens, os relacionamentos, o prestígio e as posses. Os próprios relacionamentos podem envolver uma dose de posse.
FAZER A vida não para. Vive constantemente ocupado em ações e reações, sem forças para sair dessa roda viva, tudo depende das  ações e nunca há tempo para fazer tudo.
ESTAR O ser humano se perde entre tantos papéis, nas emoções e nos sonhos que eles produzem, numa roda-viva imobilizante.
SER Ampara-se na ética, nos princípios, valores e crenças e subordina a este conjunto os papéis (pai, mãe, empresário, empregado, esportista, gourmet, etc.), as ações (aquilo que eu faço em cada um dos meus papéis) e os resultados de suas ações e do desempenho em seus múltiplos papéis ao longo do tempo e das interações que tem na vida.

Por isso, reafirmo que o alinhamento da vida começa com a definição pessoal de quais são os seus valores, a sua ética, o seu propósito de vida, enfim, a sua missão.

O exercício que se segue  permite identificar os seus valores e crenças pessoais, e avaliar se eles estão alinhados com os seus objetivos e sonhos. Para obter o benefício a partir deste exercício, não avance até ao final. Leia o primeiro passo e execute-o antes de continuar a ler o próximo passo

Lista de valores pessoais:

1. Escreva uma lista com os dez valores mais importantes você no momento presente de acordo com os seus objetivos de vida. Escreva os valores que vêm à sua mente quando você pensa sobre o que pretende alcançar e o que o faz mover nesse sentido.

Exemplos de valores pessoais são:

  • Divertimento
  • Ajudar os outros
  • Interagir com os outros
  • Aprendizagem
  • Família
  • Honestidade
  • Justiça
  • Amizade
  • Realização pessoal
  • Igualdade
  • Conforto

2. Em seguida posicione esses valores na ordem da sua importância de acordo com seus objetivos atuais. Do mais importante para o menos importante.

3. Depois pense em algumas pessoas que você admira muito pelos exemplos e conquistas de vida, (exemplo: família, professor, chefe, Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá). Escolha uma dessas pessoas que você admira, e pense sobre o que elas conseguiram nas suas vidas, que valores elas seguiram, e quem beneficiou.

4. Ao pensar numa das pessoas que admira, considere o que elas tiveram que fazer para conseguir o que elas têm ou realizaram. Liste os dez valores que você imagina terem sido importante para essa pessoa, a fim de ter conseguido tudo o que você admira.

5. Agora pense sobre como seria a vida dos seus sonhos. Que tipo de pessoa você seria, o que estaria fazendo, de que forma você  estaria vivendo de acordo com a sua visão?

6. Por fim, liste os dez valores que você acha que seriam importante para conseguir realizar a sua visão de vida futura. Enumere  esses valores por ordem de importância. Reflita sobre esses valores pessoais que julga serem necessários como orientadores para a realização dos seus sonhos. Compare as diferenças dos valores listados no passo 1. Isto dará uma grande clareza de  pensamento a respeito do que você necessita trazer para a sua vida para melhorar o alinhamento entre os seus desejos internos, suas ações e resultados, e os valores que tem ou que necessita trabalhar ou mudar.

Desejo que esse exercício feito com dedicação e coragem auxiliem você a determinar por onde pretende seguir, afinal para quem sabe onde ir, qualquer caminho serve, certo? 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts