12 abr 2014

TIRE O MÁXIMO PROVEITO DA SUA VIDA

No Comments Coaching, Comportamento Empreendedor, Desenvolvimento Humano, Equilíbrio, Inteligência Emocional, Liderança, Propósito, Qualidade de Vida, Viva Positivamente

O que mais atrapalha a vida do empreendedor é o estado de dúvida, de incerteza e de confusão. Afine-se com seus valores e vá a luta!

lounge-empreendedor-tire-o-maximo-proveito-da-sua-vida

Qual é a maneira mais rápida de obter o que você quer? Arrisco a dizer que é saber o que quer. À primeira vista pode parece muito simplista, mas tal como eu, você deve conhecer muitas pessoas frustradas vivendo uma vida que não querem.

Quando não sabemos bem que caminho tomar, ficamos num estado de conflito interno que pode nos corroer por dentro, retirar a autoconfiança e nos empurrar para um estado elevado de confusão. Neste estado, geralmente sentimentos como angústia e ansiedade parecem tomar conta de nós. O que fazer, então, para restaurar o equilíbrio emocional e ficar seguro das decisões a tomar?

A resposta está no alinhamento de seus valores. Por vezes, nossa história vai se construindo – ou já se construiu – sem traçarmos um rumo para onde pretendemos caminhar. O problema é que sem termos a noção do que queremos, do que gostamos, do que valorizamos e do que queremos construir é difícil conquistarmos segurança para a tomada de decisão.

lounge-empreendedor-tire-o-maximo-proveito-da-sua-vida

Só a boa compreensão de nossos valores pessoais e das coisas que nos motivam podem evitar caminhos que nos conduzam a problemas. Para tirar o máximo proveito da vida e fazer uma avaliação realista do impacto que seus valores têm sobre ela, busque compreender o que motiva você e evite alguns erros muito comuns na busca pela tal felicidade.

O primeiro deles é viver de acordo com valores de outras pessoas. Quando você investe o seu tempo e esforço fazendo algo que outras pessoas ou a sociedade dizem que você deve fazer, mas que realmente não coincide com os seus valores, a sensação é de completo vazio. É importante ter clareza sobre o que importa para você, e avaliar as ações que toma com base nos seus próprios valores. Isso não é egoísmo, mas propósito.

Outro erro comum é buscar a gratificação instantânea e esperar recompensas rapidamente, mesmo existindo alternativas radicalmente melhores em termos de qualidade, mas que exigiriam mais tempo e esforço. Ser feliz dá trabalho, mas vale a pena! Garanto a você!

Para isso, saia da sua zona de conforto. Certamente alguns dos seus valores pessoais para serem expressos ou materializados, necessitam que você alargue as suas experiências, relações e oportunidades. Isso implica correr alguns riscos, aceitar as incertezas e desafiar a si mesmo. Talvez você valorize a liberdade financeira, por exemplo, e poderia alcançá-la iniciando o seu próprio negócio. Mas você precisará substituir seu trabalho das 9h às 18h, que é confortável, por algo que – talvez – possibilitará seu sonho em termos de progressão na carreira e no incremento financeiro.

Construir uma estratégia de valor é ter a coragem de assumir que não está satisfeito com a sua história de vida, e fazê-la de outra forma. Perceba o que pode mudar no seu dia a dia que esteja mais de acordo com os seus valores, com os seus objetivos e sonhos. Fazer pequenas mudanças constantes alinhadas com eles, certamente aumentará a probabilidade de ser bem sucedido.

Identifique as habilidades, capacidades e conhecimentos necessários para suportar os seus objetivos. Se já os tiver, ótimo, siga nesse sentido. Se não, ótimo também, agora você pode ir ao encontro do que julga ser preciso para reunir as condições para aumentar a probabilidade de ter sucesso face ao que quer. Apenas não pare, só você pode tirar o máximo proveito da sua vida.

Construi algumas dicas bem legais que podem te auxiliar na identificação de seu valores pessoais. Dá uma olhadinha aqui. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts