07 abr 2014

SISTEMA DE GESTÃO

No Comments Administração e Gestão, Boas Práticas, Empreendedorismo, Inteligência Competetitiva, Mercado, Nem Todo Empreendedor Nasce Sabendo, Tecnologia, Tomada de Decisão

Com tantas soluções disponíveis, como saber qual é o momento certo para sua empresa?

lounge-empreendedor-sistema-de-gestão

Os Enterprise Resource Planning (ERP), em português também conhecidos como Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG) são sistemas de tecnologia da informação (TI) responsáveis por integrar os dados de vários departamentos de uma empresa, possibilitando e automatizando os processos para uma gestão sistêmica do negócio. (Nós falamos sobre eles no papo da semana passada sobre crescimento de empresas aqui mesmo no Lounge Empreendedor)

A implementação de um ERP na rotina da sua empresa pode trazer resultados bastante benéficos: integração das áreas, automação de processos, controle das atividades rotineiras, dados consistentes para análises e decisões estratégicas. Consequentemente, o tempo gasto para a execução das tarefas diárias é reduzido, aumentando a produtividade e a otimização dos recursos de mão de obra da sua empresa.

Se entusiasmou? Calma! Nem tudo é fácil neste processo. Dependendo do porte, das demandas e do faturamento da sua empresa, a ferramenta pode – ainda – não ser adequada à sua realidade.

Esse tipo de ferramenta só auxiliará você a substituir suas planilhas e tomar as melhores decisões, como o correto momento de repor seu estoque, ou acompanhar o desempenho da sua empresa praticamente em tempo real, se você possuir clareza de seus processos internos.

Por isso, decidi falar sobre isso aqui no nosso papo de negócios…

Muitos empreendedores acabam buscando soluções baratas no mercado para suprir suas necessidades com ERP sem se dar conta da demanda específica da empresa, principalmente, quando é preciso inserir novos produtos ou serviços, causando atrasos e perda de competitividade. E depois culpam o sistema pelas falhas nos processos. Assim, é importante que você tenha em mente que tão importante quanto a contratação do software é organizar a operação da sua empresa.

Para iniciar sua análise, o primeiro passo é entender o que a sua empresa de fato precisa. Defina quais seriam as necessidades e sinalize as prioridades. Para informações mais precisas, considere envolver os gestores de cada área que será beneficiada com a ferramenta, bem como alguns funcionários que exercem as atividades mais críticas.

O próximo passo é pesquisar quais as opções que aparentemente melhor se adéquam ao seu mercado de atuação e às necessidades identificadas. Solicite os orçamentos, demonstrações e informações detalhadas sobre os softwares selecionados. Não tenha medo de ser chato ou detalhista demais. Lembre-se que você irá conviver com esse sistema em grande parte de seus dias.

Procure por empresas com grande experiência no mercado de ERP, converse com seus clientes, seus amigos, vizinhos, concorrentes e descubra como foi sua experiência. Feita a escolha, foque no projeto do software para que ele cubra todos os setores da sua empresa, em especial aqueles que são fundamentais, como fabricação, estoque ou vendas.

Um estudo de mercado e planejamento detalhados reduzirá consideravelmente os riscos na tomada de decisão e na implementação do sistema. Existem diversas opções bacanas no mercado, variando muito nos quesitos: preço, funcionalidade e simplicidade de uso. Encontre a que melhor se encaixa no seu dia-a-dia.  Na prática, o que mais importa é experimentar algumas opções e ver qual delas se adapta melhor na sua rotina de gestão.

Considere ainda, que todo processo de mudança pode envolver resistência. Para que você não invista em um produto em vão, leve em conta a cultura da sua empresa e a melhor forma para otimizar os processos, o que nem sempre pode significar informatizar todos os setores! Não invista em ERP apenas porque está na moda, mas sim por consequência da estruturação da sua empresa e do amadurecimento dos seus processos. Lembre-se: um Sistema Integrado de Gestão Empresarial não faz milagres quando a situação estiver fora de controle! Garanta o crescimento estratégico e planejado de seu negócio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts