31 mar 2014

CHEGOU A HORA DE CRESCER

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Descubra se você e a sua empresa estão prontos para crescer e como caminhar rumo ao topo com sabedoria

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O sonho de todo empreendedor é ver sua empresa crescer. Não existe alguém que invista nessa empreitada pensando em falência (embora isso, às vezes, aconteça e não seja o fim da linha!). O sucesso, muitas vezes creditado à sorte, é na verdade uma equação que envolve uma soma sem limites de oportunidade + dedicação + conhecimento + inovação.

O resultado: CRESCIMENTO.

Nesse momento, alguns empreendedores se assustam! Afinal, crescer significa estar novamente em solo desconhecido e propenso a cometer novos erros. Mas qual é o problema? Você vai querer virar caranguejo, andar para os lados e não crescer para se manterem a salvo?

Depois de um determinado momento toda empresa precisa crescer para continuar sendo lucrativa e competitiva no seu mercado. Para quem ainda tem dúvidas se chegou a hora, que tal refletir sobre alguns aspectos:

  1. Você não consegue mais administrar o negócio sozinho: Tudo ia bem, até que de repente, você tem a sensação de que precisa de ajuda para gerenciar as pessoas, os processos, as vendas, a matéria-prima… O desafio aqui é abrir mão do controle total da empresa para adotar uma gestão profissional e bem estruturada, tarefa nem sempre fácil, especialmente para quem tem perfil centralizador.
  2. Você contratou especialistas em diferentes áreas: Que bom sinal! Admitir pessoas especializadas em áreas na qual você não tem conhecimento ajuda a empresa a se desenvolver de forma profissional e sustentada e é um excelente sinal de crescimento.
  3. O negócio alcançou estabilidade: Se a empresa passou por desafios como conquistar clientes, conseguir relevância no mercado e, por isso, conseguiu estabilidade, é hora de estruturá-la para dar o próximo salto e crescer, para não correr o risco de estagnar. Afinal, quem fica parado é poste!
  4. Você precisa de indicadores mais elaborados para acompanhar os resultados: Quando acompanhar os resultados e os investimentos feitos no negócio se torna mais difícil é sinal de que a empresa está crescendo e precisa de cuidados para fazer isso de forma sustentável.
  5. Você precisa criar uma cultura corporativa: Se o número de funcionários aumentou, você precisará acompanhar o desempenho de cada um de perto. O segredo aqui é estabelecer regras e normas que ajudem a criar um padrão de qualidade que não mude com a sua ausência.
  6. Seu negócio tem sucesso e você não quer perder espaço para a concorrência: Os clientes são fiéis e exigem profissionalização. Você precisará ter ganho de escala para que o negócio consiga oferecer produtos e serviços de qualidade a preços competitivos
  7. Sua empresa tem um futuro promissor: O melhor indicador de que uma empresa está pronta para crescer é ter um diferencial competitivo e ser reconhecida pelos clientes por essa percepção. Se muita gente diz que seu futuro é promissor, acredite! (Esposa, marido e mãe não vale, ok?)
  8. O segmento no qual você atua está crescendo: Quando a situação favorece só um negócio, pode ser que não exista sustentabilidade para sua empresa crescer e você pode sentir um medo um pouco maior. Investir no crescimento é mais seguro quando o setor no qual você atua está em expansão. Siga em frente!
  9. Você consegue expandir sem perder a qualidade: A evolução da empresa não pode se tornar um problema que influencie na qualidade ou preço do produto ou serviço.  Pense em questões práticas como a necessidade de ter mais espaço, mais equipamentos ou aumentar a produção se a sua empresa crescer.
  10. Você está preparado para lidar com os custos da expansão: Aumentar o tamanho de uma empresa significa que os custos também podem crescer.  Ter controle do fluxo de caixa e dos custos é, por isso, essencial.

Imperativo ao bom empreendedor é não esperar que o crescimento bata à porta para começar a se estruturar. Quem desacelera o crescimento para “arrumar a casa”, acaba dando oportunidade para o fortalecimento de concorrentes, afinal, a parcela de consumidores que não será atendida por você poderá ser atendida por eles.

A pergunta de milhão é: como conduzir o processo de crescimento? O que considerar? Um bom exercício para encontrar a resposta é construir um objetivo de longo prazo. Aonde sua empresa quer chegar daqui há cinco, dez anos? Depois, observe quais são os “gargalos” da estrutura atual do seu negócio que a impediriam de alcançar seu objetivo. Estes gargalos são algumas “pistas” do que precisa ser aprimorado para acelerar o crescimento. Talvez seja necessário estabelecer novos processos e, dessa forma, implantar um novo software de gestão. Tudo isso deve ser levantado previamente para estabelecer prioridades e entender qual a real necessidade de investimentos financeiros.

Crescer por crescer nunca é uma boa solução, mas se você acredita no seu negócio e ele já se provou, meu conselho é: NÃO PERCA TEMPO!

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