25 mar 2014

FIQUE DE BEM COM SEU DINHEIRO

No Comments Administração e Gestão, Controle Financeiro, Economia, Gestão Financeira

80% dos brasileiros não controlam suas finanças. O que você pode aprender com os outros 20%?

lounge-empreendedor-fique-de-bem-com-seu-dinheiro

Uma matéria do Estadão mostrou recentemente um dado para lá de alarmante: 80% dos brasileiros não controlam suas finanças, de acordo com pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Além do mais, cerca de 70% deles terminam o mês endividados ou com a conta zerada. Se você também faz parte desse grupo está mais do que na hora de arranjar disciplina. Mas como planejar o mês inteiro se mal conseguimos planejar um único dia?

O fato é que a maioria das pessoas mal sabe para onde seu dinheiro está indo. Reinaldo Domingos, autor dos livros “Terapia Financeira” e “Livre-se das Dívidas”, afirma que cerca de 30% do orçamento do brasileiro é destinado para gastos supérfluos. “Esse número corresponde, na maioria das vezes, ao excesso nas despesas essenciais, tais como água, luz e telefone e também em algumas compras como mais um sapato, mais um eletrônico, só para melhorar o ego.”

E é esse cenário de ignorância em relação ao próprio dinheiro que precisamos mudar. Afinal quem não consegue nem “poupar no cafezinho”, o que dirá no supermercado, gasolina, restaurante… é preciso mudar os hábitos e fazer a conta básica
[seu salário – contas fixas = lazer + investimento].
É importante atentar também para o uso demasiado do cartão de crédito e essa mania de parcelamento. Pense duas ou três vezes antes de tirar o cartão da bolsa. Afinal, passar R$50 no cartão de crédito não é problema algum, mas a questão é que geralmente a pessoa faz isso várias vezes ao longo do mês por considerar o valor “pequeno”. E quando chega a fatura mensal essas compras ‘tão baratinhas’ acabam resultando em R$500,00 a menos na conta bancária.

Muita gente ainda tem seus pensamentos pautados segundo o ideal do "eu mereço e ponto”, como se comprar aquele sapato de grife tão desejado no final do dia fosse um prêmio ou uma válvula de escape depois de um dia de labuta.

Ao invés disso, seria mais eficaz partir para ações rumo a metas concretas. Afinal, a relação homem x dinheiro é uma constante na vida de todos nós e uma hora ou outra precisamos lidar com nossas finanças. O mesmo pode-se dizer sobre nosso futuro, pensando ou não sobre o assunto ele está logo ali, pronto para acontecer. Cabe a você se preparar. E essa preparação envolve uma série de perguntas e questionamentos sobre nossos hábitos, estilo de vida, personalidade, carreira e sonhos de vida. Vamos a elas:

  • Por que guardar dinheiro?
  • Quanto guardar por mês?
  • Para onde meu dinheiro vai?

Afinal, é de extrema importância refletir sobre onde e como você costuma gastar.

Quer saber mais?

Descubra como gerenciar os seus gastos no e-book grátis de finanças pessoais produzido pela corretora Rico:

lounge-empreendedor-fique-de-bem-com-suas-finanças

 A Rico é uma plataforma de investimentos completa que oferece o melhor home broker do mercado. Você pode investir em Ações, Tesouro Direto, Fundos, CBD, LCI/LCA, Opções, Futuros e Fundos Imobiliários. Conheça: www.rico.com.vc

O mais legal é que a partir desta semana a equipe da Rico terá um espaço especial aqui no Lounge Empreendedor para conversarmos sobre finanças e investimentos. Tenho certeza que será um canal para que todos nós possamos aprender juntos sobre como conquistar a independência financeira para realizar sonhos e incrementar nossas empresas.

Um beijo e até semana que vem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts