09 nov 2013

ACABOU PRA VOCÊ?

No Comments Conhecimento, Cotidiano, Escolhas, Gestão do Tempo, Otimismo, Planejamento, Protagonismo

Em algum lugar, alguma coisa incrível está apenas esperando para ser descoberta. Você vai deixar a sua vida passar?

lounge-empreendedor-acabou-pra-voce

Durante a última semana, ouvi várias vezes a mesma frase: “- Sossega, Ana. Vamos deixar essa conversa para o próximo ano? 2013 já acabou.”  Opa! Jura MESMO que o ano já acabou pra você?

Quem tem a expectativa de apenas deixar a vida acontecer nos próximos 52 dias, certamente deixará de aproveitar boas oportunidades. E depois de anos trabalhando com empreendedorismo, sinto-me à vontade para compartilhar algo que aprendi sobre as oportunidades: as boas nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

O custo da oportunidade perdida pode ser maior do que o suposto benefício de aproveitar o final de um ano complicado para descansar e recarregar as energias. Imagine que o emprego que você buscou esteja disponível agora… Ou que o fornecedor com os melhores produtos para o seu negócio faça uma promoção… Ou, ainda, que o seu potencial cliente não faça idéia do que fará com o 13º salário… Pois é!  

Mesmo que o seu setor não seja o de vendas diretas ao consumidor, neste período há um superaquecimento na economia que pode render bons frutos para quem estiver atento e disposto a “fazer acontecer”.

Lembre-se que "sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade”, segundo o filósofo romano Sêneca.  Não bloqueie sua visão só porque o ano está chegando ao fim. Permaneça aberto para novas chances, afinal o que é um calendário, senão uma convenção temporal?

Isso me fez lembrar uma pequena parábola sobre a vida na floresta: “Ao nascer do sol, uma gazela acorda na África. Ela sabe que tem que estar preparada para correr mais rápido do que o leão para não ser alcançada e morta por ele. Neste mesmo instante, um leão acorda… Ele sabe que tem que estar preparado para correr mais rápido do que a gazela, ou morrerá de fome.”

Percebe? Não importa se você é um leão ou uma gazela. Quando o sol nasce é melhor estar preparado para ser o mais rápido, seja em novembro, dezembro ou em qualquer outra oportunidade.

O que te faz rápido? Talvez, uma profunda indignação em viver a vida que está vivendo ou quem sabe um intenso desejo em conquistar suas metas sem precisar esperar pelo amanhã.

Todos os dias, ao acordar, vamos nos deparar com três tipos de pessoas: aquelas que fazem as coisas acontecer, as que ficam vendo as coisas acontecer e as que se perguntam: O que aconteceu?

Quem você escolhe ser?

Se a sua resposta foi “fazer acontecer”, pare de pensar no fim do ano ou nas coisas que lhe faltam para ser bem sucedido em sua vida. Normalmente, temos muito mais do que precisamos para iniciar uma jornada.

Além disso, não tenha medo da corrida que precisará enfrentar. Se cair, aprenda com o erro , prepare-se melhor e continue a correr. Afinal, é bem melhor ter orgulho de ter feito e errado do se arrepender de ter errado por não ter feito nada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts