22 set 2013

UM MUTIRÃO DE IDÉIAS POR SÃO PAULO

No Comments Ações Sociais, Administração e Gestão, Cidadania, Cotidiano, Democracia, Desenvolvimento Sustentável, Economia Criativa, Políticas de Desenvolvimento, Protagonismo, Qualidade de Vida, Sociedade e Política

Plataforma digital Sampa CriAtiva nasce com o objetivo vital de discutir a cidade e sua interação com a comunidade

lounge-empreendedor-um-mutirão-de-ideias-por-sao-paulo

Um dos maiores presentes da minha vida profissional foi ter a chance de estudar e me apaixonar pelos conceitos de Economia Criativa. Venho me aprofundando no assunto desde 2010 e sempre que tenho a chance de conhecer uma nova proposta ligada ao tema no Brasil, meu coração vibra. Principalmente, quando agrega os conceitos de cidade e desenvolvimento.

Na última terça-feira, 17 de setembro, a Fecomercio-SP, o Sesc-SP e o Senac-SP lançaram uma plataforma virtual colaborativa para dar visibilidade e incitar projetos, ideias e iniciativas da população para transformar São Paulo em uma cidade criativa, amigável e com mais qualidade de vida.

A cerimônia reuniu representantes da sociedade civil, entre diretores de ONGs e membros de movimentos sociais de diferentes cantos da cidade, artistas, como Tom Zé, e convidados das três instituições que se uniram para promover esta nova ação.

É claro que a querida Ana Carla Fonseca, economista, doutora em urbanismo, especialista em economia criativa e uma das responsáveis por essa minha paixão, não poderia estar de fora. “Queremos somar desejos e esperanças na forma de propostas no site”, afirmou Ana, curadora de conteúdo da plataforma digital.

O objetivo da plataforma, batizada de Sampa CriAtiva, é ampliar o protagonismo dos cidadãos da maior metrópole da América Latina. No portal (http://www.sampacriativa.org.br/), qualquer pessoa pode publicar uma proposta para a cidade ou documentar iniciativas que possam inspirar a gestão do município. Trata-se de um canal sem censura para que as pessoas possam interagir e gerar um processo de debate sobre o que se espera da maior metrópole brasileira.

Além de ser um caldeirão de ideias, o site também apresenta inovações dos mais diversos cantos do mundo, que contribuíram para a vida de cidades, seus moradores e visitantes. São exemplos bem-sucedidos que estimulam e inspiram as mudanças que queremos, com um olhar organizado em cinco eixos: governar juntos; negócios; inovações sociais; nas ruas; e diálogos.

lounge-empreendedor-um-mutirao-de-ideias-por-sao-paulo

Segundo Abram Szajman, presidente da Fecomercio-SP, a plataforma é um meio que as entidades encontraram para colaborar de modo criativo com a cidade de São Paulo e reunir soluções inovadoras para o que esperamos.

Numa democracia, o cidadão não pode ser mero expectador e as pessoas que andam pela ruas e convivem com as dores e amores por São Paulo precisam ser ouvidas por aqueles que têm o poder de decidir.

“É necessário multiplicar os canais para que a população possa se comunicar. Estamos recriando as Ágoras de forma virtual onde os cidadãos podem interagir e trazer contribuições efetivas para uma SP melhor”, explicou Abram.  

Antônio Carlos Borges, diretor executivo da Fecomercio-SP, lembrou que dos 75 anos de existência da federação que iniciou suas ações em pleno Estado Novo com o intuito de ser um canal entre os interesses empresariais do comércio e as áreas de governo. Para ele, “a entidade que sempre esteve presente nos grandes debates sociais traz agora uma ferramenta para fomentar um mutirão de ideias por São Paulo”.

Luiz Francisco de A. Salgado, Diretor Regional do Senac São Paulo, ressaltou o incentivo à inovação e a postura cidadã estimulando a autonomia, a atitude empreendedora e a capacidade de enfrentar problemas gerados pelo site.

Não tenho dúvidas de que as soluções para a cidade de São Paulo (ou para qualquer outra cidade com as suas características) só podem ser identificadas quando as pessoas estiverem dispostas a ouvir umas às outras, com suas demandas, sonhos e problemas.

Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc, disse algo que efetivamente me sensibilizou durante o lançamento desta ação. “É a vida do cidadão que está em jogo. Por isso, precisamos do engajamento do maior número de pessoas. Criamos aqui um ato de amor por São Paulo”.

Eu sei que a iniciativa não está sozinha na “selva de pedra” paulistana, mas perceber que entidades do porte das três gigantes do Comércio estão preocupadas com a questão da coletividade para a solução dos problemas da cidade é transformador, afinal ninguém duvida da relação essencial do universo do comércio de bens, serviços e turismo, na promoção da qualidade de vida e da autonomia das pessoas.

Por mais que sejam elas as indutoras do processo, uma vez que a plataforma se abre na web, ela passa a ser de todos nós. Trata-se de um lançamento que traz como ideia o envolvimento e o uso da tecnologia para que a interação ocorra cumprindo a missão de ouvir e entender a sociedade da cidade mais generosa do Brasil, aquela que a todos acolhe.

“Para que possamos viver em uma cidade mais gentil, precisamos tratá-la com mais gentileza também.”, disse Ana Carla. “Por isso, queremos unir desejos, sentimentos e esperança para a cidade de SP”.

Se você mora em São Paulo, ou como eu é um paulistano que a vida levou para longe, mas que mantém sua paixão pela cidade, mande sua proposta para o Sampa CriAtiva e compartilhe o que o inspira.

As propostas mais relevantes, por impacto ou engajamento, poderão fazer parte de programas encabeçados pelos parceiros e semanalmente, haverá uma sistematização das ideias para serem encaminhadas ao legislativo e executivo da cidade de São Paulo.

lounge-empreendedor-um-mutirao-de-ideias-por-sao-pauloAproveite, engaje-se, participe à vontade. Conquistar o desenvolvimento que esperamos depende de todos e de cada um de nós! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts