11 set 2013

PSICOLOGIA DAS CORES

No Comments Administração e Gestão, Ambiente de Trabalho, Clima Organizacional, Comportamento, Economia Criativa, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, Marketing, Nem Todo Empreendedor Nasce Sabendo

As cores podem influenciar diferentes climas e estimular as mais variadas sensações nas pessoas e no ambiente. Você pensou nisso ao idealizar o seu negócio?

lounge-empreendedor-psicologia-das-cores

Já faz algum tempo que desejo trazer para o Lounge Empreendedor algumas informações sobre a psicologia das cores como fator de influência no marketing e no dia-a-dia das empresas. Sempre que vejo empresas trocando cores das paredes ou convidando artistas como o Paulo Seccomandi para ilustrar suas paredes (sou apaixonada pelo trabalho dele), me pergunto: "o que será que as levou a tomar a decisão da mudança?"

Afinal, o assunto não é tão simples e precisa de bastante fundamentação para que você não seja surpreendido com informações erradas sobre o significado das cores e sobre a forma que uma determinada cor pode trazer (ou não) benefícios à sua empresa. 

Segundo os chineses, as cores ampliam ou restringem o Chi, energia vital, do ser humano. Elas afetam o nosso equilíbrio energético e, portanto, torna-se essencial que estejamos conscientes da importância da sua escolha. A combinação certa pode causar efeitos como excitação, urgência, contentamento, calma, melancolia ou segurança, e ainda destacar algum elemento em relação a outro.

Tenho certeza que ninguém duvida do quanto é bom fazer parte de um ambiente que nos fornece alegria de trabalhar e de colaborar. Muitas vezes, mal entramos em um escritório e sentimos sensações que não podemos explicar. Isso tem relação direta com as cores (das paredes, móveis, decoração). Cada detalhe é um poderoso artifício e influencia diretamente produtores e consumidores. Estudos apontam que:

  • 84,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores;
  • 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar;
  • Mais da metade dos consumidores desistem de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita

Ou seja, não dá pra deixar de lado um fator tão importante na hora de escolher os detalhes que farão parte do seu negócio, desde o produto, embalagem até as cores das paredes. 

  • Designers podem aplicar o conceito da roda de cores para criar paletas bem diversificadas para seus projetos.
  • Professores podem fazer o bom uso das cores em suas lições para melhorar o aprendizado de seus alunos.
  • O pessoal do marketing pode explorar as cores para transparecer os principais valores de um determinado produto.
  • Empresas podem utilizar o significado das cores para se comunicar melhor com seus clientes.
  • E todos nós podemos entender melhor a psicologia das cores no nosso dia-a-dia.

Para isso, veja esse infográfico elaborado pela turma do Viver de Blog com detalhes sobre como as cores podem influenciar a sua vida. Eu #curti! 

Infográfico Psicologia Cores 600 [Infográfico] A Psicologia das Cores no Marketing e no Dia a Dia
» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts