07 set 2013

PRESERVE SUA REDE DE CONTATOS

No Comments Comunicação, Confiança, Empreendedorismo, Inteligência Competetitiva, Marketing Pessoal, Mercado, Nem Todo Empreendedor Nasce Sabendo, Networking, Oportunidade de Negócio

O networking é uma forma moderna de fazer negócios, manter contatos profissionais e pessoais e ter acesso a pessoas que nos interessam ou que podem nos interessar no futuro

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Ao considerarmos a tendência atual de valorização de estratégias conjuntas, ligadas à formação de redes, cooperação, coletividade, cidadania e ao associativismo não podemos negar que o empreendedorismo de ontem pouco tem a ver com o atual. O setor de comunicações é um bom exemplo: enquanto o rádio levou 38 anos para atingir a cifra de 50 milhões de ouvintes, a internet demorou 5 anos para atingir o mesmo número de usuários.

Essa mesma velocidade remete-se à capacidade das empresas em acumular e conquistar mercados. O mundo hoje está para os empreendedores! Tecnologia. Comunicação. Oportunidades. Há trinta anos, a China era um país oculto por trás de suas muralhas, a Índia era um local de misticismo para encontrar o nirvana e o Brasil era apenas uma promessa, o “País do Futuro”.

De repente, o empreendedorismo revolucionou esses países. Empreendedorismo não apenas em seu aspecto de criação de empresas, mas sob a perspectiva de uma nova maneira de se comportar e se relacionar socialmente. Embora algumas escolas ainda ensinem os seus estudantes sobre “como pensar e em que acreditar”, outras já apostam as suas fichas em ensinamentos sobre “como se relacionar e como gerar negócios a partir dos relacionamentos”. Spin-offs, start-ups e outros modelos para a geração de negócios têm nascido nos bancos das universidades mediando as lições de sala de aula, as ambições empreendedoras de uma nova geração e as capacidades do mercado. Simples?

Certamente, não. Mas também nada complicado para aqueles que utilizam sua independência e autoconfiança como sustentação para as estratégias de persuasão e estabelecimento de rede de contatos.

Apenas empreendedores suficientemente convencidos de seu potencial podem envolver e engajar outras pessoas em sua visão. Estabelecer uma boa rede de contatos é uma maneira que empreendedores encontram para multiplicar a sua própria capacidade de realização. A partir da intensificação desse traço, torna-se possível a superação de suas próprias deficiências e a melhoria de sua capacidade de gerar resultados positivos. Encontrar em outras pessoas pontos de melhoria em que possam multiplicar as suas próprias competências é uma constante na vida de empreendedores, e, para fazê-lo, eles assumem a responsabilidade pessoal sobre os seus negócios, sobre o desenvolvimento de sólidas relações comerciais e sobre a criação de estratégias deliberadas para influenciar e persuadir pessoas-chave ao seu negócio.

Se hoje as pessoas confiam mais umas nas outras, se o conhecimento está mais acessível por meio das ferramentas de tecnologia e se há reciprocidade, as empresas não podem mais se limitar a sua própria capacidade de criação e gestão como forma de se manterem competitivas e inovadoras. Não se descuide do networking!

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