01 ago 2013

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR UM NEGÓCIO

No Comments Abertura de Empresa, Características Pessoais, Comportamento Empreendedor, Conhecimento, Empreendedorismo, Mercado, Nem Todo Empreendedor Nasce Sabendo

Se você tem o sonho de empreender, é importante – antes – responder algumas perguntas.

lounge-empreendedor-o-que-voce-precisa-saber-antes-de-comecar-um-negocio

Abrir um negócio exige que o empreendedor tenha um perfil adequado. Antes de escolher em qual área você pretende atuar, é preciso descobrir se você sabe ser dono e se está disposto a enfrentar os desafios de uma jornada empreendedora.

Para isso, responda algumas questões:

1. Qual é o tamanho da sua disposição?

Empreender não é simples, não é sorte, não é dom. Empreender é paixão, dedicação, transpiração e muita persistência. É ilusão achar que todo empreendedor fica rico, tem vida fácil, viaja três vezes por ano para o exterior e tem tempo para tudo que ele quer. A realidade, na prática, é bem diferente. Você precisará de muita disposição.

2. Você é melhor na área estratégica ou operacional da empresa? 

Se você é muito bom tecnicamente em alguma área do negócio terá uma forte tendência a permanecer na sua zona de conforto. Entretanto, se não conseguir largar a operação, você terá sérios problemas de gestão ou precisará da ajuda de um sócio que complemente suas competências. Abrir um negócio exige que o pequeno empresário delegue e cobre sua equipe.

3. Sua ideia tem mercado? 

Antes de começar um negócio, você precisa descobrir quem está disposto a comprar o seu produto e qual é o potencial do mercado. Oferecer mais do mesmo não trará atratividade para a sua loja virtual.

4. O negócio é escalável?

Você pode começar atendendo 10 clientes da sua cidade, mas tenha uma estratégia que lhe permita lidar com mil. Busque saber se o seu modelo é simples de ser replicado ou se há alguma limitação técnica ou mesmo de mercado.

5. Quem são os seus concorrentes?

Ao pesquisar sobre as empresas atuantes no setor que você deseja entrar, procure estabelecer qual será o seu diferencial.

6. Quanto custará a operação?

O capital necessário para abrir um negócio pode ser um dos muitos obstáculos que um empreendedor irá encarar. Mas além do capital inicial, você deve ter planejamento financeiro para a operação de pelo menos seis meses.

7. Sua família apoia a decisão?

Pode parecer besteira, mas imagine sua mãe ou sua esposa (ou marido) reclamando da sua empresa. Nada fácil, certo? Por isso, alinhe o planejamento pessoal ao planejamento da abertura de um negócio.

Se com essas respostas em mãos, você decidir seguir vôo solo e tornar-se um empreendedor, pense grande, comece pequeno, erre e conserte rápido e cresça logo. Não hesite em procurar ajuda. É sempre bom ter pessoas com mais experiência por perto se você está começando a voar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts