24 jul 2013

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

No Comments Ações Sociais, Boas Práticas, Cidadania, Desenvolvimento Sustentável, Educação, Empreendedorismo, Inovação, Responsabilidade, Responsabilidade Social Empresarial, Sustentabilidade

Programa de Reciclagem de Cartão de PVC chega às escolas e pretende atingir a marca de 10 escolas particulares de São Paulo. 

lounge-empreendedor-educação-e-sustentabilidade

‘Programa RC – reciclagem de cartão’, iniciativa da R. S. de Paula, empresa fabricante de cartões, está no ar há pouco mais de um ano e meio e já comemora o recolhimento de mais de 330 mil cartões de PVC, o que equivale a um total de uma tonelada e meia de resíduos que deixaram de ir para os aterros.

Esta é uma iniciativa inédita em todo o mundo e tem por objetivo dar um descarte correto e seguro aos cartões de PVC — de banco (débito e crédito), de lojas (fidelidade), seguro-saúde, cartões telefônicos, presentes, credenciais e assim por diante — que perderam a validade ou se danificaram. Aposto que você tem uma infinidade deles nas gavetas do escritório (ou na sua carteira).

A grande novidade é que o Programa RC firmou uma parceria inédita com o Guia Escolas. A expectativa é levar o Papa Cartão® a 10 instituições de ensino no formato itinerante, por tempo indeterminado, até o final do ano. A primeira a instalar o coletor é o colégio São Francisco de Assis, no bairro do Tatuapé. “Com isso, queremos atingir crianças e jovens para a importância da conscientização, uma vez que sustentabilidade e educação devem andar juntos”, acrescenta de Paula.

Para Simone Perez, do Colégio São Francisco de Assis, o programa presta um serviço importante à comunidade. “O projeto é um diferencial e nos deu a oportunidade de trabalhar a conscientização de alunos e pais. Os que têm contato com a ação sabem que quando precisarem desse serviço já saberão onde recorrer”, declara.

A parceria com o Guia Escolas nasceu da necessidade de ampliar o Programa com o objetivo de estimular a conscientização de todos os envolvidos pelo sistema de ensino, tais como pais, alunos, educadores, diretores, etc. “Nossa expectativa é levar a cultura da reciclagem às escolas, pois o descarte correto e seguro impacta diretamente em educação. O conceito do reaproveitamento estimula a imaginação e isto faz parte de um projeto pedagógico”, revela Paulo Abud, fundador do Guia Escolas. O anuário tem cadastrado mais de 500 instituições particulares do  litoral e capital de São Paulo e Rio de Janeiro.

Segurança garantida

Outra questão bastante importante abordada pelo programa é sobre o descarte seguro. Todo o processo é acompanhado pelo consumidor no momento do descarte. Além disso, no coletor Papa Cartão® é possível checar o cartão picado e verificar no contador a efetivação do procedimento. Este resíduo chega a empresa de reciclagem totalmente destruído e sem a possibilidade de ser reutilizado.

lounge-empreendedor-educação-e-sustentabilidade

O idealizador do programa, o empresário Renato Soares de Paula alerta para a importância da segurança compartilhada. “O Papa Cartão® corta os cartões em pontos estratégicos, inutilizando inclusive tarjas magnéticas e chips, porém é importante também que o consumidor já tenha avisado o emissor do cartão que não o quer mais e irá destruí-lo. Feito isso, a segurança do processo é aumentada, uma vez que os emissores bloqueiam o acesso daquele cartão. Esta ação do consumidor é de extrema importância e valoriza nossa iniciativa”, alerta de Paula.

Hoje, é possível picotar esses cartões em coletores e seu funcionamento é bem simples. Depois de encaixar o cartão no coletor, o consumidor gira uma manivela (não há utilização de energia elétrica o que favore a economia de energia e contribui para fácil instalação) e as lâminas cortam os cartões.

Todo material recolhido é triturado para garantir a perda total das informações. Deste resíduo, são produzidos materiais decorativos e funcionais que já estão sendo consumidos por algumas empresas que aderiram ao programa.  “Colocamos nossa imaginação e experiência em confeccionar brindes para funcionar. Criamos diversos produtos, tais como porta copos, capa de cadernos e agendas, jogos americanos, quadros, relógios, porta-celular, placas informativas, enfim uma infinidade de objetos. O PVC é um material altamente reciclado, podendo ser reutilizado diversas vezes. Pelo Programa RC hoje é perfeitamente viável reciclar 100% dos cartões”, revela de Paula ressaltando que a última novidade foi a implementação de um piso durante a Cards 2013. “Revestimos o assoalho do nosso estande inteirinho com placas dos cartões picotados. Com isso, é possível sim aplicar este material na construção civil, por exemplo, como item para revestimento e de decoração”, completa.

Pontos de Coletas

Além das escolas, a população pode ter acesso ao Papa Cartão® em seis pontos de passagem pela capital de São Paulo, são eles: estações Sé e Conceição, Paraíso e Consolação do Metrô/SP, hall do Conjunto Nacional e Continental Shopping.

Além disso, algumas empresas que já aderiam ao programa e instalaram uma coletora em suas sedes para o recolhimento dos cartões já vencidos de seus funcionários. São elas: Seguros Unimed, Central Nacional Unimed, Metrus (Instituto de Seguridade Social dos Metroviários) e Alelo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts