15 jul 2013

PRODUTIVIDADE E TEMPO

No Comments Administração e Gestão, Ambiente de Trabalho, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Nem Todo Empreendedor Nasce Sabendo, Produtividade

Com o aumento de nossas atividades profissionais, é constante a sensação de que o nosso tempo é insuficiente. Mas será que é esse mesmo o problema?

lounge-empreendedor-produtividade-e-tempo

Já parou para pensar em como o ambiente no qual estamos inseridos pode influenciar no quanto somos capazes de produzir?

Esse ambiente depende muito da organização, da criação de uma rotina, de processos que permitam que você e sua equipe tenham a autonomia de agir em determinadas situações, e é claro, do bom relacionamento entre as pessoas envolvidas.

Existem fatores como a procrastinação, o excesso de prioridades, o acúmulo de tarefas por falta de planejamento e as famosas reuniões desnecessárias que impossibilitam que o seu negócio evolua e faz com que todos sintam que o tempo passa cada vez mais rápido e que há sempre algo do qual não se deu conta.

Para sair fugir às armadilhas do tempo cabe a nós mesmos mudar de atitude. Precisamos parar um momento e rever compromissos, avaliar o que tem dado certo e o que não tem e estabelecer objetivos através de planejamento e muita disciplina.

lounge-empreendedor-produtividade-e-tempoNão adianta querer abraçar o mundo de uma vez. Ainda que você seja como eu e adore um desafio de vez em quando para se superar e melhorar seus próprios resultados, é preciso pegar um desafio por vez para não comprometer outras tarefas que já tenha assumido. Só assim você se sentirá evoluindo sempre e não um apagador de incêndios.

Para isso que tal algumas dicas?

  1. Defina um foco: a partir do momento em que suas prioridades forem definidas, fica mais fácil manter o foco no que é necessário e ver se é preciso correr mais ou se pode administrar o tempo com mais tranquilidade. Mas cuidado! Desvios constantes do foco com distrações, conversas paralelas ou uso de celulares e redes sociais podem tirar a concentração e gastar um tempo que fará falta depois. (É claro que não estou dizendo para não acessar a internet nunca ou não tirar um tempo para a leitura do Lounge Empreendedor e compartilhar o que mais gosta nas suas redes sociais. Eu estaria sendo muito hipócrita, né? O problema está no exagero!)
  2. Atenção aos prazos: estabeleça uma ordem para as tarefas a serem realizadas de acordo com a data de entrega do serviço/produto estabelecida em seu planejamento.  Você pode planejar a semana e fazer uma lista de compromissos importantes para serem feitos. Empreendedores que não conseguem definir o que deve ser realizado primeiro, o que é urgente e o que é importante e o que não é acabam gerando um acúmulo de tarefas, atrasos e MUITA  dor de cabeça. Por isso, crie o hábito saudável de se planejar.
  3. Deixe o ambiente mais humano. É claro que muitas vezes é preciso separar a vida pessoal da vida profissional, mas seres humanos são naturalmente sociais e precisam de relacionamento para se sentir bem, felizes e dispostos no trabalho. Por isso, crie espaço para que as pessoas se sintam integradas ao espaço de trabalho com suas particularidades. Estimular uma filosofia de qualidade de vida e de qualidade no uso do tempo melhorará a produtividade e os resultados da sua empresa. Acredite!

Nunca subestime o poder de um ambiente agradável ou de uma ação gentil. Por isso, diga adeus à bagunça e comece uma ótima semana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts