03 jul 2013

CAPACITAÇÃO: HORA DE TIRAR AS BOAS INTENÇÕES DO PAPEL

1 Comment Administração e Gestão, Aprendizagem, Capacitação, Coaching, Comportamento Empreendedor, Conhecimento, E-Commerce, Empreendedorismo, Nem Todo Empreendedor Nasce Sabendo

Não basta apenas empreender, é preciso assumir as rédeas da gestão da sua empresa para tirar o melhor proveito de suas ideias e dos recursos sob sua orientação.

lounge-empreendedor-capacitação

Nos últimos anos, a facilidade em formalizar negócios e o baixo capital necessário para montar um comércio eletrônico aliados ao forte desemprego dos demais setores da economia, fez crescer o nível de concorrência em quase todas as modalidades de varejo online.

Empreendedores que começaram seus negócios de forma pouco estruturada têm visto crescer a necessidade de profissionalização de suas atividades, como o caminho de mão única para quem pretende sobreviver em longo prazo.

Apesar de muitos dominarem tecnicamente a operação, não gostam ou não sabem administrar processos. Podem até ser bons vendedores, mas muitos acabam atropelando a gestão de pessoas, por exemplo. Querem ganhar muito, mas não negociam boas compras. Desejam conquistar mercados, mas não investem em marketing especializado. Enfim, têm ótimas intenções, mas não conseguem sair do papel.

A falta de gestão por parte de seus administradores é a principal causa do encerramento das atividades das empresas de pequeno porte antes dos cinco primeiros anos de vida, segundo dados oferecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o SEBRAE. Como superar essa situação? Pode parecer óbvio, mas a capacitação ainda é o caminho mais seguro para superar os desafios de administrar qualquer empresa.

Uma boa capacitação não só dá plena possibilidade para o exercício de determinadas atividades, como também prepara os profissionais para o ambiente de trabalho. Um bom treinamento é aquele que provoca reações e aprendizados que geram mudanças de comportamento no cargo, na organização e, conseqüentemente, nos resultados finais de um negócio.

Se você quer obter sucesso terá que buscar uma boa qualificação profissional, manter-se atualizado e fazer o mesmo com a sua equipe. Para isso, crie situações que ofereçam a todos:

  • Desenvolvimento de Conceitos: aumentando o conhecimento em termos funcionais e estratégicos. Dessa forma, você terá acesso à esfera do SABER;
  • Desenvolvimento de Habilidades: orientando as pessoas para a execução e operação de tarefas, manejo de equipamentos, máquinas e ferramentas. O desenvolvimento de habilidades orienta os profissionais nas questões do FAZER;
  • Desenvolvimento de Atitudes: mudando atitudes negativas para atitudes favoráveis e atuando na conscientização das relações e melhoria da sensibilidade com as pessoas, com os clientes internos e externos. Quando você atua no desenvolvimento de novas atitudes, você age sobre o QUERER FAZER;
  • Transmissão de Informações: informações sobre sua empresa, seus clientes, seus produtos/serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos. Para quem deseja ter uma empresa de sucesso, sistematizar essas informações traz clareza do propósito e da dinâmica do negócio para qualquer profissional ou cliente que deseje fazer parte dela.

Por mais dificuldade que qualquer empreendedor tenha em gerir seu negócio, o caminho será mais fácil se a vontade de aprender estiver aliada com a ousadia em realizar. Não espere muito tempo para buscar ajuda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts