17 jun 2013

QUERO SER GRANDE

No Comments Abertura de Empresa, Administração e Gestão, Gestão de Pessoas, Inovação, Liderança, Motivação, Produtividade, Trabalho em Equipe

Você sonha em ter um grande empreendimento? Quais são os segredos do sucesso de um mega grupo empresarial? 

lounge-empreendedor-quero-ser-grande-virgin

O grupo Virgin não é muito conhecido dos brasileiros, apesar de ser um dos maiores conglomerados empresariais do mundo. A Virgin é um dos fenômenos em termos de extensão de marca: começou no final dos anos 60 como uma loja de discos e depois uma gravadora independente, trazendo ao mundo bandas como os Sex Pistols e Culture Club, e hoje atua como gravadora, companhia aérea, telefonia celular, redes de academias, cartões de crédito, serviços financeiros, megastores, hotéis, rádios, games, saúde, turismo e até viagens espaciais através da Virgin Galatic. São mais de 400 empresas.

Seu fundador e hoje chairman é o grande empreendedor britânico, Sir. Richard Branson, um sessentão com jeito de trintão, e um dos caras mais ousados que já pisaram nesse planeta. Uma grande figura que vale a pena escutar.

E porque vale a pena escutá-lo? Porque acredito que você, assim como eu, tem o desejo de ser maior do que é atualmente, de expandir seu negócio, de deixar um legado no mercado.

Um de seus livros, Like a Virgin, nos dá alguns ensinamentos que mostram como foi possível construir o seu indiscutível sucesso:

  1. Se você não gosta, não faça. Essa frase deve ser entendida no sentido da criação de um novo empreendimento. Não entre em um negócio só pelo dinheiro. Começar uma empresa requer muita energia e dedicação, e se você não for realmente apaixonado pelo que estiver fazendo, certamente não vai aguentar, ou o negócio vai ficar na mediocridade.
  2. Crie espaço para o erro. Esse é o maior motivo de todas as empresas do grupo Virgin serem extraordinariamente diferenciadas em relação a seus concorrentes. Se as pessoas simplesmente recebessem instruções e fossem controladas na execução de suas tarefas, em busca da garantia de possíveis altos níveis de produtividade, nunca haveria espaço para arriscar e testar novas fórmulas, e nenhum milagre aconteceria. Teríamos apenas gente medíocre fazendo coisas previsíveis. Se você quer inovação, aposente de vez o empoeirado “comando e controle” pregado por Taylor no início do século passado e siga Branson. A garantia do sucesso vem da motivação e comprometimento da equipe, o que nos leva ao item 3…
  3. Pessoas são o seu produto. Independente do que a sua empresa faça ou de qual serviço preste, ele é fruto do trabalho de uma equipe, e seu resultado é reflexo do espírito desse time. E um dos fatores mais importantes é a habilidade em lidar com gente, de escolher as pessoas que se motivam com a causa do seu negócio e ajudar a potencializar isso a níveis insanos. Pessoas insanamente motivadas e apaixonadas por um ideal trazem muito mais resultado do que gente simplesmente treinada e vigiada.
  4. Acabe com o “vocês versus eles”. É muito comum ouvir o pessoal da linha de frente falando: “Aqueles gestores são uns idiotas. Se ao menos nos ouvissem, não teríamos tantos problemas”. Por outro lado, os gestores dizem “Eles não entendem os reais motivos dos nossos problemas”. Essa divisão é nociva e desastrosa para uma empresa, pois na verdade, todos são responsáveis. Quando uma parte da equipe se justifica de alguma coisa usando “vocês ou eles”, é a hora de você agir e mudar o pensamento na hora: Não existe “vocês ou eles”. Existe “nós” – ou vocês trabalham em empresas diferentes?

Não parece difícil, não é mesmo?

Porque será então que vez ou outra parece que a gente simplesmente estaciona no ostracismo, na mesmice, no conformismo de ser pequeno, no “tá bom como está?” Eu quero é mais!

Marcelo Lombardo é empreendedor desde os 19 anos, é fundador da NewAge Software S/A, inventor da plataforma CoreBuilder e arquiteto dos softwares NewAge ERP e Omie.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts