15 jun 2013

COLOQUE O DESIGN NA SUA VIDA

Comentários desativados em COLOQUE O DESIGN NA SUA VIDA Administração e Gestão, Carreira, Coaching, Comportamento, Criatividade, Economia Criativa, Escolhas, Inovação, Inteligência Emocional, Propósito, Proposta de Valor, Qualidade de Vida, Sucesso

Na construção da visão de futuro, o design thinking se transformou numa ótima ferramenta de coaching. Veja aqui por que.

lounge-empreendedor-coloque-o-design-na-sua-vida-design-thinking

Certamente você já ouviu falar sobre o impacto que o design tem no valor de bens como um carro, um imóvel ou numa simples embalagem de presente. Entretanto, como você se sentiria se eu afirmasse que o design pode também mudar a sua vida?

Aplicar as mesmas habilidades do pensamento de um designer pode auxiliá-lo a resolver vários tipos de problemas e criar uma vida mais gratificante, interessante, criativa e, talvez até, mais significativa. O princípio do Design Thinking aplicado em nossas vidas ajuda nossa mente a planejar uma imagem perfeita de um futuro (que pode ser) possível.

Para isso, aqui estão algumas coisas que você pode pensar:

Não pergunte o quê. Pergunte por que.

Sempre que um desafio se colocar diante de você, não gaste seu tempo e criatividade para responder a pergunta errada. Designers têm o hábito de aceitar os desafios – por mais estranhos que possam parecer – desde que entendam exatamente onde investir suas energias criativas na busca de soluções.

Abra os olhos.

Passamos a maior parte de nossas vidas sem perceber as coisas importantes. Tenho certeza de que há muitos leitores que já foram acusados por seus parceiros de que não prestam atenção nas coisas. Pois é…  Por mais familiarizados que estamos com uma situação, sempre há algo mais que podemos aprender. Observe. Fuja do normal. Tente obter o hábito de parar, uma vez por dia, para olhar uma situação como se fosse a primeira vez ou como se precisasse descobrir seus mais velados segredos. Por que você escolheu se vestir de determinada maneira? Qual é a distância entre sua casa, a escola das crianças e o trabalho? Há um novo caminho, um novo transporte? Como seria se não houvesse carro? Qual seria a sensação de ser daltônico?

Use a introspecção e a inspiração para descobrir como pode você pode se encantar com as coisas mundanas.

Torne-se visual.

lounge-empreendedor-coloque-o-design-na-sua-vida-design-thinkingRegistre suas observações e idéias visualmente, mesmo que seja apenas um esboço ou faça uma foto com seu telefone. Ser visual nos permite olhar para um problema diferente do que se basear apenas em palavras ou números. Quando colocamos imagens em determinados contextos, elas nos mostram o que está acontecendo.

Se você não sabe desenhar, não tem problema. Faça à sua maneira desde que tome decisões a respeito do que necessita se encaixar em certas situações.

Pegue carona nas idéias dos outros.

Faça boas idéias evoluir. Criatividade é uma atividade social e você não deve sentir nenhuma hesitação em criar à partir do trabalho de alguém. Picasso era famoso por usar outros colegas pintores como gênese de suas próprias obras de arte e livros-esboços de Leonardo da Vinci estão repletos de idéias de outros inventores e engenheiros que serviram como ponto de partida para o seu próprio pensamento. Apenas lembre-se de dar crédito àquilo que é devido.

Assim como deve ser fácil aceitar as perguntas que se colocam à nossa frente, também deve ser simples aceitar as primeiras soluções. Use as idéias como inspiração e busque opções. Quanto mais soluções você encontrar, melhor. O design é um processo darwiniano e a diversidade sempre cria as idéias mais fortes. Não pare até que você tenha explorado pelo menos três idéias que animem você.

Crie um portfólio.

Uma das coisas mais satisfatórias sobre ter um projeto é que os resultados são tangíveis. Algo novo irá existir no final do processo, algo que não existia antes. Se você optar por aplicar o pensamento de design para suas atividades, lembre-se de documentar o processo que se desenrola. Preservar as imagens e esboços que você usa irá inspirar você a continuar. Mantenha vídeos, protótipos e organize todo o seu material como uma carteira de projetos. Já pensou no quanto este material pode documentar seu próprio processo de crescimento e influenciar outras mentes?

No caso de uma futura entrevista de emprego ou até mesmo na mais chata e prosaica avaliação de desempenho, um material como esse pode fazer toda a diferença.  Pessoalmente, acho que o mais legal de ter um projeto de vida desenhado, concluído e documentado é a reflexão que ele traz sobre nossas próprias vidas quando tentamos explicar a nossos amigos, pais, ou talvez nossos netos, o que é que realmente desejamos ser e fazer. É bem mais fácil sentir-se orgulhoso de nossa contribuição para o mundo, quando temos um registro de nossas metas, caminhos e realizações. Tente. Garanto que vale a pena.

lounge-empreendedor-coloque-o-design-na-sua-vida-design-thinking

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , , , , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts