08 jun 2013

AUTONOMIA TAMBÉM É ESTRATÉGIA

Comentários desativados em AUTONOMIA TAMBÉM É ESTRATÉGIA Ambiente de Trabalho, Carreira, Clima Organizacional, Comportamento, Confiança, Estratégia, Gestão de Pessoas, Liderança, Mercado de Trabalho, Motivação, Nem Todo Empreendedor Nasce Sabendo, Protagonismo, Relacionamento Interpessoal, Responsabilidade Social Empresarial, Trabalho em Equipe, Viva Positivamente

Não importa quem você é, a posição que ocupa ou o local onde trabalha; provavelmente tenha que se reportar a alguém. Mas o que fazer se você não for ouvido por muito tempo?
 

lounge-empreendedor-autonomia-tambem-eh-estrategia

Pois é… Se inevitavelmente, estamos sujeitos a nos reportar a alguém, mas se não temos oportunidades de fazer contribuições, com o tempo perdemos o interesse pelo trabalho. E neste caso, não é apenas o funcionário quem perde, mas também a organização. A empresa perde o que poderia ter ganho com a inteligência, a motivação e o pensamento inovador daquela pessoa que simplesmente resolveu partir. Será que vocês conhecem casos assim? Ou será que eles só acontecem na Argentina ou na França? …rs… 

Muitos líderes têm medo de dar autonomia por confundi-la com o poder. E muitos funcionários tem medo de assumi-la por medo de mais trabalho. A verdade é que autonomia faz bem para as duas pontas da gestão empresarial.

lounge-empreendedor-autonomia-tambem-eh-estrategiaSó a American Airlines economizou mais de US$ 2 milhões de gastos com combustíveis deixando que seus pilotos determinassem os modos mais rápidos e baratos de voar entre dois pontos. Na verdade, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) estima que o setor de aviação, como um todo, poderia economizar bilhões se a mesma autonomia fosse estendida a todos os pilotos de todas as companhias aéreas.

É claro, que não estamos falando de vôos internacionais quando pensamos na papelaria, na churrascaria ou na oficina mecânica que fica no final da rua das nossas casas. O problema é que quase todas as empresas herdaram a antiga hierarquia, na qual posição se iguala a responsabilidade e isso não funciona mais no mundo de hoje. As boas ideias podem estar em qualquer lugar, em qualquer pessoa!

O aspecto mais excitante do movimento de autonomia é que ele dá aos funcionários a confiança necessária para fazer algo que altere as circunstâncias em que se encontram. Em vez de se sentirem miseráveis ou insatisfeitos no trabalho, eles transformam a mesma quantidade de trabalho em algo com significado e geração de valor pessoal.

Autonomia significa que as pessoas terão a liberdade de tomar decisões que beneficiarão toda a empresa e os clientes. Também significa, é claro, que as questões de responsabilidade e autoridade superior devem ser discutidas e buscadas um consenso.

Na verdade, autonomia é como uma estrada de mão-dupla. Os funcionários com autonomia se movem sem que esperem que o “chefe” lhes diga quais são as tarefas. O líder, por sua vez, está sempre por perto para dar as coordenadas estratégicas e deixar que a equipe segura quanto aos rumos que estão sendo tomados.

Quantas vezes, cheguei em empresas sem rumo cujos funcionários mal sabiam a quem se reportar. Como elas podem esperar resultados positivos? Impossível!

Para criar uma efetiva cultura de autonomia na sua empresa, alguns pontos são essenciais:

  • analise os aspectos que passam pelos comportamentos gerenciais (inclusive os seus, senhor super poderoso empreendedor);
  • faça um mapeamento das habilidades gerenciais;
  • verifique cultura da empresa;
  • pondere a capacidade que as pessoas têm de compartilhar informações;
  • de que forma ocorrem as interações;
  • qual o grau de diversidade;
  • qual é a sua estrutura;
  • considere a capacidade que as pessoas têm de trabalhar em equipe;
  • lounge-empreendedor-autonomia-tambem-eh-estrategiarealize uma descrição do trabalho, e;
  • a intensidade das parcerias estabelecida.

Essa pequena lista já dará bastante trabalho para que você prepare sua empresa e para que os funcionários façam aquilo que acreditam e sabem ser correto gerando melhor qualidade, serviço e produtividade. Lembre-se que sempre há espaço para melhorias e a motivação para isso deve ser contínua.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts