24 mai 2013

PLANO DE NEGÓCIOS OU “BUSINESS PLAN”

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Como um dos maiores aliados do empreendedor na hora de realizar a avaliação da empresa, o Plano de Negócios deve ter uma estrutura sólida, mas não existe conteúdo padrão.

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O Plano de Negócios é uma poderosa ferramenta gerencial para as empresas desde seu nascimento (start-up) até sua maturidade. Ele tem como objetivo auxiliar o empreendedor a “olhar para frente”, alocando recursos humanos, tecnológicos e financeiros, observando os pontos chaves, identificando as oportunidades e antecipando possíveis dificuldades relativas ao negócio. Mesmo com toda a polêmica recente relacionada a sua necessidade ou não (muitos teóricos defendem veementemente o seu fim frente a dinâmica do mercado atual), essa ferramenta é vital para a continuidade da empresa, mesmo para aquelas que não buscam qualquer tipo de recurso financeiro, capitalização ou posicionamento de mercado. Independente do tamanho de sua empresa ou projeto é fundamental elaborar um Plano de Negócios.

Um Plano de Negócios bem estruturado pode ajudar o empreendedor/ executivo a planejar e focar suas idéias, tomando as ações pensadas para sua empresa, ao mesmo tempo em que é uma ferramenta de acompanhamento e definição de metas e gerenciamento de riscos.

Existem diversas formas de elaborar o plano de negócios, mas não existe uma formatação única ou um padrão. A seguir, um sumário dos itens que acredito podem ser utilizados como um guia simplificado e eficaz.

  1. Sumário executivo
  2. História da empresa/ ou do projeto
  3. O produto/serviço
  4. O mercado
  5. A concorrência
  6. Marketing
  7. Manufatura e operações
  8. Equipe de gestão
  9. Resultados históricos (quando disponíveis) e projeções financeiras

O empreendedor e sua equipe devem assumir a preparação do plano de negócios, estabelecendo a visão geral do plano, sua aplicação, seus prazos e objetivos. Esse exercício é parte importante do planejamento estratégico das organizações que se encontram melhor estruturadas.

Ao mesmo tempo em que todo o material é importante, faço alguns comentários específicos sobre a seção de resultados históricos e projeções financeiras. Nesta seção, todos os pressupostos e os dados quantitativos apresentados em outras partes são submetidos a um teste numérico. Em outras palavras, as projeções financeiras são elaboradas com todas as estimativas de vendas da empresa, todos os custos de produção, distribuição, logística e despesas comerciais e administrativas em um resumo de tipo financeiro.

Devemos elaborar as projeções financeiras para um período de três a cinco anos para que estas sirvam como orientação para a equipe de gestão sobre os objetivos da organização nesse período e também para comunicá-las à instituições financeiras ou possíveis investidores. O plano financeiro deve ser elaborado em padrões mínimos conhecidos, podendo ser mais simplificado ou detalhado de acordo com seu segmento de mercado e a qualidade das informações obtidas em toda sua pesquisa, mas em resumo conter como resultados (“output”):

  • Demonstrações financeiras (balanço patrimonial, demonstrativo de resultados/ lucros e perdas e fluxo de caixa) dos últimos anos (se disponível);
  • Projeções financeiras e fluxo de caixa para o período de três anos;
  • Análises econômicas: ponto de equilíbrio, lucratividade, retorno sobre investimento, etc.

Quando houver a necessidade de recursos financeiros externos por meio de financiamento, é importante incluir em suas projeções um resumo desde a utilização até a liquidação dos recursos. Potenciais investidores e financiadores querem ver quanto recurso financeiro seu negócio irá precisar e a capacidade de pagamento e geração de valor do negócio.

Concordo que tudo parece muito "engessado" quando tentamos entender um mercado em constante mutação, mas fugir da construção de um plano de negócios é fugir também da maturidade de um negócio bem estruturado. Talvez o que possamos "negociar" no cenário atuar é que antes da construção de um documento tão detalhado, você tenha a chance de testar e conhecer o modelo do seu negócio (veja a figura abaixo).

lounge-empreendedor-plano-de-negociosNão tenha medo de começar a empreender porque o business plan não está completo. Teste sua ideia. Converse com seus potenciais clientes. Conheça o mercado. Faça suas projeções. Isso tudo lhe dará insumos para um plano de negócios condizente com a realidade do seu negócios e não apenas para mais um documento formal para encher sua gaveta. 

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* Em Julho de 2010, a PwC elaborou o documento “Como Criar um Plano de Negócios” que foi utilizado como base para esta coluna. Acesse o material completo.

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