07 abr 2013

FORÇAS DO SUBCONSCIENTE

No Comments Carreira, Coaching, Desenvolvimento Humano, Equilíbrio, Inteligência Emocional, Momentos de Vida, Mudança

Por vezes, passamos por momentos difíceis que colocam à prova nossas forças e virtudes e que parecem nos colocar numa sequência de problemas gerando mal-estar, confusão e irritabilidade. Que tal entender o que nos leva à essa situação?

 

lounge-empreendedor-força-do-subconsciente

 

Quando nossa estabilidade emocional é afetada, é normal que pensamentos negativos se instalem, que a ansiedade aumente, a clareza dos pensamentos diminuam e que a vida pareça um caos. Tudo parece um tormento, a gente entra numa espiral negativa e as nossas emoções mais parecem ser comandadas por um tornado emocional que arrasa tudo por onde passa. Quantas vezes você se propôs à tentativa de mudar a sua vida para melhor para depois voltar a cair em velhos hábitos, confortáveis, deixando os seus objetivos caírem por terra?

Para muitas pessoas este é um padrão que tem vem ganhando muita força. A pessoa se compromete com a mudança e  se propõe a esforços perante algumas adversidades que enfrenta, mas, devido a crenças que desconhece, como os mecanismos subconscientes autosabotadores, logo volta a se sentir confusa e a instabilidade emocional volta a se instalar. Situações como o término de um relacionamento, a perda de emprego, dificuldades financeiras, maus hábitos, vícios, problemas psicológicos como a ansiedade, depressão, ataques de pânico ou transtorno obsessivo-compulsivo, funcionam como um gatilho que pode levar a que se instale o caos na vida de alguém. E essas doenças são cada vez mais comuns no universo das empresas e no mundo empreendedor.

Essas forças que você não entende, mas que o mantêm preso nos velhos hábitos e o impedem de efetivar uma mudança positiva, são os seus sabotadores subconscientes. Eles aparecem em forma de resistência, medo e dúvida quando o seu organismo (corpo e mente) se aproxima da mudança desejada.

Mas eu garanto: é inteiramente possível superar o seu problema e restabelecer o equilíbrio na sua vida. Quando você aprender a identificar esses mecanismos automáticos que contribuem para a sua confusão, a possibilidade de mudança positiva começará a fazer sentido. A chave é saber como restabelecer o controle, aprendendo a regular os seus estados internos (sentimentos e pensamentos), para lidar de forma eficaz com os obstáculos com que se depara na sua vida.

Que tal começar a identificar o que te mantém refém de si mesmo?

  • MEDO: do desconhecido, da mudança, de afetar aqueles que o rodeiam, de se machucar, de arrependimento, etc.
  • RESISTÊNCIA: de mudar, de formação de novos hábitos, a desistir de velhos hábitos, ir ficando desconfortável.
  • DÚVIDA: que você pode fazê-lo, que você pode mantê-lo, que você vale a pena, que os outros vão aceitá-lo.

Quando você trás à sua mente consciente tudo o que pode estar minando sua intenção de melhorar ou de restabelecer comportamentos emocionais, é muito mais fácil elaborar um plano de ação para eliminar os seus sabotadores internos que podem estar claramente separados, ou subconscientemente "juntos e misturados". 

Uma vez que você esteja certo da necessidade de mudança de um hábito, tomar uma atitude, enfrentar uma determinada situação ou pessoa, quando se propõe a agir de outra forma, ou a ser mais assertivo, tente perceber nas diferentes categorias o que acontece com você:

  • Que tipo de pensamentos, sentimentos e emoções são acionados?
  • Daquilo que você pensa, age ou sente, o que pode estar relacionado com o medo, resistência ou dúvida?
  • Você afasta-se das coisas, evita, paralisa-se, entra em pânico?
  • Você não consegue propor-se a novas ideias, tem receio de arriscar, o seu pensamento é rígido?
  • Não acredita em si mesmo, pretende ter certezas das coisas, quer saber se dá certo, quer saber o futuro?

Escreva todos e quaisquer pensamentos e emoções que se manifestam em você quando pretende restabelecer a ordem na sua vida, e não consegue. Avalie qual das áreas tem prejudicado mais a sua evolução impedindo que tenha sucesso nas mudanças que pretende realizar na sua vida. É o medo? É a resistência? Ou a dúvida? Será que eles realmente se justificam?

É claro que eles são reais e fazem sentido pra você, pois foi a sua história de vida que o conduziu ao momento em que se encontra. No entanto mesmo com algum fundamento, esses sabotadores subconscientes são perniciosos, comprovam-se como barreiras difíceis de ultrapassar e precisamos de muito esforço para pará-los.

Não entre em “esquemas” milagrosos para a resolver a situação. Construa a mudança passo a passo para mais tarde não perceber que o seu problema cresceu e a vida tornou-se um caos. Não se iluda mesmo que necessite de suporte e de ajuda.

lounge-empreendedor-força-do-subconsciente-1Construindo situações positivas e frases para o reaquadramento de suas emoções, você pode superar qualquer força subconsciente. Você não tem que saber como tudo irá terminar. Você não precisa saber o que vai acontecer na próxima semana. Você só precisa ocupar a sua atenção com aquilo que você tem possibilidade de resolver no momento e que está na sua frente. A mudança é possível se você acreditar nela!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Tags: , , , , , ,
written by
The author didn‘t add any Information to his profile yet.
Related Posts